"[ . . . ] suspeito que a espécie humana - a única - está por estinguir-se e que a Biblioteca permanecerá: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."
A Biblioteca de Babel - Jorge Luis Borges

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bem vindos ao mundo das revistas eletrônicas

“o surgimento do períodico científico, ainda no século XVII, coincide com o incremento da ciência experimental, uma vez que os meios de comunicação até então utilizados com freqüência pelos cientistas [ . . . ] mostram-se inadequados para a difusão das novas informações.
O periódico científico se impõe com as suas vantagens. Entre elas, a autoria múltipla, a periodicidade prefixada, [ . . . ]. E tais ganhos não abandonam a revista eletrônica. Ao contrário. Intensificam-se, preservando a avaliação prévia do material veiculado pela comunidade científica e, portanto, a sua credibilidade.". (FERREIRA, TARGINO, 2005, p. 22-23).
Uma publicação periódica eletrônica exige uma equipe digna de roteiro de filme. O sistema eletrônico de editoração de revista (SEER) é um software brasileiro de editoração eletrônica, que de certa forma também faz parte desta equipe. Algumas revistas eletrônicas utilizam este sistema, pelo que pude compreender da sua função ele possui mecanismos de difusão de informações de modo mais rápido, “O sistema opera em ambiente amigável e reduz os custos na tramitação dos originais [ . . . ] (a) o trabalho fica nas mãos do avaliador; (b) ele permanece nos serviços de impressão;” (FERREIRA, TARGINO, 2005, p. 222); existe maior segurança na preservação do conteúdo.
Quanto à funcionalidade do SEER como não possuo experiência em editoração, mas apenas a experiência como usuária das revistas que utilizo para pesquisas, as diferenças que percebo dizem respeito à forma como é apresentado o conteúdo, documentos PDF ou texto comum.






REFERÊNCIAS
FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças. Preparação de revistas científicas – teoria e prática. São Paulo: Reichmann & autores, 2005, 312 p. il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário