"[ . . . ] suspeito que a espécie humana - a única - está por estinguir-se e que a Biblioteca permanecerá: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."
A Biblioteca de Babel - Jorge Luis Borges

domingo, 29 de agosto de 2010

BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

A evolução da tecnologia deve contribuir para a conservação dos documentos, através da cópia e pela criação de bibliotecas eletrônicas.

Os documentos (diga-se livros, relatórios, fotografias, etc.) como conhecemos hoje, talvez venham a se tornar objetos de museu, mas as palavras salvas nos meios eletrônicos se conservarão.

Quando houver dúvidas a respeito da função atual do bibliotecário, esta pode ser uma boa resposta: resgatar o conhecimento que está no papel para os meios eletrônicos e assegurar o máximo possível as informações já existentes, pois temos que lembrar que meios eletrônicos também podem sofrer danos.


Fotografia digital a partir do original: CAMUS, Albert. Defensa de la libertad. Cuadernos: revista bimestral. Espanha, n. 28. Jan. fev., 1958. p. 2 e 3. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário